Blogger news

sábado, 28 de junho de 2014

XINGUARA REALIZOU FÓRUM COMUNITÁRIO PARA GARANTIA DO SELO UNICEF

O selo Unicef é uma forma de garantir os direitos das crianças e adolescentes assim como avaliar as políticas públicas na garantia desses direitos.

A Prefeitura de Xinguara em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou nesta quinta-feira (26), o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado.

Na oportunidade, representantes de entidades, autoridades municipais e a população em geral, além de representantes da administração municipal discutiram os direitos das crianças e adolescentes, assim como as ações que estão sendo executadas no município para que esses direitos sejam garantidos por meio de políticas públicas.

As sugestões discutidas no Fórum serão utilizadas para a elaboração de um plano de ação a ser encaminhado ao Unicef, os principais temas discutidos foram educação, saúde, segurança, família e moradia. O plano de ação para 2014 a 2016 servirá para garantir a permanência de Xinguara como município com Selo Unicef para o período de 2017 a 2020.

De acordo com Gilson França, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente esse é um momento importante para o fortalecimento das ações e a garantia do selo para o município. “Esse é um momento em que a comunidade analisa a situação das crianças e dos adolescentes da nossa cidade, planeja e sugere ações pela garantia dos direitos da infância e adolescência, avalia programas e politicas sociais voltadas à melhoria das crianças e adolescentes, assim juntos traçamos as necessidades e desafios” afirmou.

No encontro foram ouvidas sugestões como a do Osvaldo Xavier, há mais de10 anos ele trabalha como agente de saúde trouxe para a discussão a experiência do dia a dia. “No nosso trabalho de visita às comunidades vivenciamos muitas situações, acredito que a população precisa se conscientizar sobre os direitos das crianças e adolescentes que por muitas vezes ainda são violados. Gostaria de ter em nossa cidade mais espaços para a prática de atividades esportivas e de lazer” declarou.

O Fórum foi realizado no auditório da Associação Comercial de Xinguara (Aciapa), na oportunidade o vice-prefeito, Raimundo Mototáxi, afirmou que a Prefeitura de Xinguara por meio de suas secretarias tem buscado fortalecer e garantir os direitos das crianças e adolescentes, porém a realização do Fórum contribui para fortalecer as ações. “O importante é que aqui ouvimos a comunidade em geral, sabemos que temos grandes desafios, porém estamos buscando junto com a sociedade melhorar cada vez mais as ações de garantia aos direitos de todos” disse.

O Selo Unicef é um reconhecimento que o Fundo das Nações Unidas para a Infância dá aos municípios que conseguem alcançar um percentual mínimo estabelecido por eles. O título garante aos ganhadores um reconhecimento internacional às cidades que cumprem e conseguem manter as políticas públicas que beneficiem diretamente crianças e adolescentes.

















































































































































































































0 comentários :

Postar um comentário