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quarta-feira, 1 de abril de 2015

EDUCADORES DE XINGUARA PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PACTO PELA EDUCAÇÃO NA IDADE CERTA

Visando a continuidade do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa a Prefeitura Municipal de Xinguara, através da Secretaria Municipal de Educação realiza mais uma etapa de qualificação dos professores que atuam no programa.  78 profissionais da educação da zona urbana e rural participam da qualificação, são professores das redes públicas da educação básica que lecionam em turmas de alfabetização, do primeiro ao terceiro ano e multissérie do ensino fundamental. Da mesma forma que o PNAIC de Língua Portuguesa, o curso de Alfabetização em Matemática está organizado em oito unidades, totalizando 80 horas, além do seminário de 8 horas, distribuídos em dez meses.

A previsão é que o terceiro ciclo do programa se inicie no próximo a parir de abril de 2015. Este ano o programa tem como ênfase áreas do conhecimento como história, geografia, ciências e artes. Com relação à linguagem e a matemática, a proposta visa dar continuidade aos trabalhos realizados no primeiro e segundo ano. Xinguara, está no terceiro ano de implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, com o compromisso de alfabetizar 100% das crianças até 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

 A primeira etapa do programa, em 2013/2014, os professores receberam formação continuada, presencial, com foco em Alfabetização. Sendo que no primeiro ano a ênfase da formação ocorreu sobre a linguagem em diálogo constante com outras áreas do saber e com as práticas sociais. Na segunda, executada em 2014/2015, a ênfase foi em matemática na perspectiva do Letramento com continuidade em linguagem.

Desde o início do programa na cidade 2.314 estudantes já foram beneficiados, com a formação continuada de 78 professores alfabetizadores. A perspectiva é que este ano mais educandos sejam beneficiados, garantindo e promovendo os Direitos de Aprendizagem das crianças no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, especialmente o direito à alfabetização.







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