Blogger news

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

PLANEJAMENTO, SELEÇÃO DE CONTEÚDOS E PROCESSO DE AVALIAÇÃO: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS PARA EJA

Facilitadora: Thatiana de Oliveira Silva Júlio
Coordenadora Municipal da EJA
Convidada: Psicóloga Miquele Muza
Data: 28/01/201 (8 às 12hs – 14 às 18hs)
Local: Acy de Barros

PARTICIPANTES: Professores da EJA
OBJETIVOS
*    Discutir e refletir sobre a importância do planejamento coletivo e avaliação continuada para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem;
*     Refletir sobre aspectos da avaliação escolar que não estão presentes no cotidiano da escola;
*     Pensar a avaliação e seus processos no âmbito das reflexões acerca do currículo escolar e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem;
*    Discutir sobre a importância da organização de estratégias inovadoras para o aluno jovem e ou adulto;
*    Analisar as expectativas de aprendizagem de cada ano ou etapa com a intencionalidade de uma aprendizagem significativa;
*    Refletir sobre os conteúdos imprescindíveis ao currículo da EJA, considerando a formação integral dos alunos;
*    Refletir sobre os instrumentos avaliativos para o aluno jovem e ou adulto;
*    Avaliar as experiências vivenciadas no ano letivo anterior;
*    Criar um contexto de auto reflexão que possa levar os professores a ressignificar seus valores em sala de aula;

CONTEÚDOS
*      Importância do planejamento coletivo e a avaliação continuada para o desenvolvimento de uma boa prática;
*      Aspectos da avaliação escolar e currículo e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem;
*      Expectativas de aprendizagem da EJA;
*      Instrumentos de avaliação;
*     Valores humanos que norteiam a prática pedagógica;
*      Educação, prática pedagógica e o poder do professor na vida do aluno.
PAUTA
*      Acolhida (Boas vindas);
*      Apresentação em slides de mensagem;
*      Entrega da pauta com os objetivos e conteúdos do encontro;
*      Construção dos combinados do encontro;
*      Palestra: “Ressignificar valores no SER, no FAZER e no VIVER pedagógico” (Miquele Muza);
*      Analise em grupo das experiências vivenciadas no ano de 2013 e expectativas de aprendizagem para EJA;
*      Trabalho em grupo por Etapas e ou Disciplinas;
*      Intervalo para almoço;
*      Elaboração de Caderno de atividades por disciplina ou por área de conhecimento (proposta da coordenação);
*      Encerramento do encontro com avaliação por meio de dinâmica






0 comentários :

Postar um comentário