Blogger news

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Prova de alfabetização será aplicada em novembro

Entre os dias 11 e 21 de novembro, alunos do 3º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino farão, pela primeira vez, um exame de caráter nacional.

Um dos objetivos da prova é "oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas", segundo portaria do Inep, órgão do Ministério da Educação, publicada nesta segunda-feira (24) no "Diário Oficial da União".

Além da chamada ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), prevista no pacto nacional pela alfabetização na idade certa, estão agendadas para esse período a aplicação da Prova Brasil, para os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e a avaliação amostral da última série do ensino médio.

O exame é aplicado a cada dois anos e tem a função de avaliar a educação básica no país - ele é um dos principais componentes do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que analisa a qualidade de escolas, Estados e municípios.

Os alunos do 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio farão "em caráter experimental", testes de ciências. Por isso, afirma a portaria, o exame para esses alunos será realizado em dois dias. A inclusão dessa disciplina foi anunciada pelo ministro Aloizio Mercadante (Educação) no início de 2012.

Hoje, o exame analisa o desempenho dos alunos em matemática e português.

O resultado da prova aplicada aos alunos do 3º ano do fundamental será divulgado até maio de 2014. O desempenho dos demais estudantes será divulgado até julho do próximo ano.

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/06/1300375-prova-de-alfab etizacao-sera-aplicada-em-novembro.shtml


Fonte: Folha de S. Paulo - FLÁVIA FOREQUE

Link para download da portaria do INEP sobre este assunto
https://docs.google.com/file/d/0B9QyI-xXvn-ZSGR4SXV5Ykx6SVE/edit?usp=sharing

0 comentários :

Postar um comentário