Pesquisa
realizada pela Ong Ação Educativa com o apoio da Wikimedia Foundation sobre
recursos educacionais abertos — ou seja, dispostos gratuitamente na internet —
no Brasil — menciona que 96% dos professores de educação básica utilizam esses
conteúdos para elaborar aulas e ajudar nos estudos.
Os
dados têm base em um estudo da TIC Educação, realizado em 2013 pelo Comitê
Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A pesquisa apontou também que 88% dos
docentes fazem adaptações nos conteúdos abertos disponíveis. Porém, apenas 21%
dos entrevistados, disseram que publicam seus materiais na web.
Os
resultados do estudo “Recursos educacionais abertos no Brasil: o campo, os
recursos e sua apropriação em sala de aula” realizado pela Ação Educativa e
pela Wikimedia Foundation complementam essas informações, e foram apresentados
na última terça-feira (30 de setembro), em São Paulo.
Para
esse estudo, foram realizados levantamentos entre março e agosto de 2014. O
objetivo foi identificar os principais atores do campo dos REA (Recursos
Educacionais Abertos) no Brasil.
Também
foram computadas quais são as oportunidades e obstáculos para o uso e a
apropriação dos REA em língua portuguesa pelas comunidades Wikimedia e
educacional do País.
Autor: R7
http://noticias.r7.com/educacao/mais-de-90-professores-utilizam-conteudos-da-internet-para-dar-aulas-diz-pesquisa-01102014
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