Toda atividade desenvolvida na
escola pode ser considerada um instrumento de avaliação, desde que expressem o
estado de aprendizagem do aluno, considerando as metas e as capacidades que se
pretende avaliar.
PARA QUE SERVEM OS
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA?
Os instrumentos de avaliação servem para fazer o professor repensar sua
prática e se constitui num processo contínuo de observação dos avanços, das
hipóteses em construção e das dificuldades demonstradas pelos educandos na
escola.
CLASSIFICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS
AVALIATIVOS:
Procedimentos fundamentais que
serve para registrar desde os
conhecimentos prévios dos alunos diagnosticando-os em relação ao sistema de
escrita.O professor vai recolhendo informações,julgando o grau de aprendizagem
das capacidades desenvolvidas no ciclo.
Provas operatórias:
Instrumentos projetados devido
sua ênfase em operações mentais. È também utilizada para caracterizar eventuais
problemas de aprendizagem e identificar suas possíveis causas, na tentativa de
saná-las.
Autoavaliação:
Instrumento que propicia o
levantamento de informações importantes para orientar o processo de construção
de significados pelo próprio educando.
Portfólio:
Arquivo selecionado e organizado
de registros das aprendizagens é, portanto, um facilitador de reconstrução e
reelaboração, por parte de cada estudante ao longo de um período de ensino.
UM ÚNICO INSTRUMENTO DE
AVALIAÇÃO COMPLEMENTA TODOS OS EIXOS NORTEADORES?
Não, não há um
instrumento de avaliação que complementa todos os eixos norteadores.
“Que nenhum instrumento permite uma avaliação
abrangente por isso, se faz necessária a utilização de instrumentos
diferenciados, com objetivos variados e que considerem as especificidades dos
sujeitos envolvidos”. (avaliações no ciclo de alfabetização: Reflexões e
sugestões p.08)
A PROVINHA
BRASIL
“A provinha Brasil não são contemplados os demais eixos
como a Oralidade e Produção textual.” (avaliações no ciclo de alfabetização:
Reflexões e sugestões p.08).
REFERÊNCIAS
HOFFMANN,
Jussara Maria Lerch. Avaliação: mito e
desafio: uma perspectiva construtivista. 30ª ed. Porto Alegre: Mediação,
2002.
Livro pró-letramento. Alfabetização e linguagem. Brasília
2008.
PACTO NACIONAL PELA IDADE CERTA. Avaliação no ciclo de
alfabetização: Reflexões e sugestões. ANO 01 UNIDADE 03.Brasília 2012.
Arquivos para Donwloads:
Avaliação Diagnóstica do 1 AnoAvaliação Diagnóstica do 2 Ano - Multissérie
Avaliação Diagnóstica do 3 Ano - Regina
Avaliação Diagnóstica do 3 Ano
Avaliação Diagnóstica do 3 Ano - Antônia
Equipe do PACTO.
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