Falam-se muito em teorias
pedagógicas para atrair os pais que têm crianças em idade escolar. Por
isto, é interessante conhecer um pouco da história dessas que são as
principais teorias e os mestres que inspiram a prática nas escolas
atuais:
TEORIA CONSTRUTIVISTA, DE JEAN PIAGET
Para Jean
Piaget, epistemólogo suíço e um dos grandes teóricos da pedagogia, a
principal meta da educação é criar seres capazes de fazer coisas novas e
não repetir, simplesmente, o que as outras gerações fizeram. Seres que
sejam criadores, inventores e descobridores. A segunda meta da educação,
de acordo com ele, é formar mentes que tenham condições de criticar e
não aceitar tudo que lhes é proposto. Resumindo, sua teoria busca formar
cidadãos criativos e críticos. Além disso, a teoria de Piaget defende
que o professor não deve apenas ensinar, mas, acima de tudo, orientar os
alunos para uma aprendizagem autônoma.
EDUCAÇÃO LIBERTADORA, DE PAULO FREIRE
O
pernambucano Paulo Freire foi o mais célebre educador brasileiro.
Reconhecido mundialmente, ele desenvolveu um pensamento pedagógico
assumidamente político. Seu maior objetivo era conscientizar o aluno com
relação às classes menos favorecidas e fazê-lo entender sua situação de
oprimido e agir em favor da própria libertação. Por isso, seu principal
livro foi Pedagogia do Oprimido. Ele propôs uma prática de sala de aula
que desenvolvesse a criticidade do aluno. Criticava a ideia de que
ensinar é transmitir saber e condenava a educação bancária, onde,
segundo ele, o professor age como quem deposita conhecimento num aluno.
Para o educador pernambucano, o profissional de educação deve levar os
alunos a conhecer conteúdos, porém, não como verdade absoluta. "Os dois
lados devem aprender juntos, um com o outro”, defendia. Paulo Freire
dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não
aprendem sozinhas. Ele afirmava, ainda, que enquanto a escola
conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação
que defendia tinha a intenção de inquietá-los. Seu método de ensino
ficou conhecido como Educação Libertadora.
O SOCIOINTERACIONISMO, DE VYGOTSKY
Sociointeracionismo, o ensino como processo social.
Para
o psicólogo bielorusso Lev Vygotsky, o teórico do Sociointeracionismo, o
desenvolvimento intelectual é construído através das interações com o
meio social, da relação com outros indivíduos. Nesse caso, o homem
modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Sua teoria defende
que o indivíduo constrói suas concepções através da assimilação do
conhecimento do ambiente em que ele vive. Vygotsky costumava dizer que
"na ausência do outro, o homem não se constrói”.
PEDAGOGIA DE FREINET
Celestin
Freinet era um educador francês que desejava criar um sistema
democrático de educação, livre de contradições sociais. O teórico tinha
como objetivo desenvolver uma escola popular. Foi o criador do Movimento
da Escola Moderna, na França, que se caracteriza por sua dimensão
social. Para ele, a criança tem que ser vista não como um indivíduo
isolado, mas como parte de uma comunidade e jamais ser marginalizada,
principalmente quando fizer parte de classes menos favorecidas. Freinet
utilizava como técnica de pedagogia desenho e textos livres,
aulas-passeio, jornal de classe, livro da vida, entre outras, que
representavam momentos de um processo de aprendizagem, propiciando as
condições para estabelecer a apropriação do conhecimento. Ele dizia que
"se não encontrarmos respostas adequadas a todas as questões sobre
educação, continuaremos a forjar almas de escravos em nossos filhos".
AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA
É
uma forma de avaliar o aluno levando em consideração, ao longo de sua
vida escolar, o que ele já sabe, o que aprendeu com a aula e como coloca
em prática aquilo que aprendeu. Ou seja, leva em consideração não só os
conhecimentos adquiridos, mas também as habilidades e as atitudes
desenvolvidas pelos estudantes, buscando a sua transformação. A
avaliação por competências é parte norteadora no processo de
ensino-aprendizagem porque permite a formação permanente do estudante.
Esse tipo de avaliação sobrepõe os aspectos qualitativos sobre os
quantitativos, portanto, não valoriza somente os resultados de provas.
AUTOGESTÃO E DISCIPLINA
O
método do ucraniano Anton Semionovich Makarenko concebe um modelo de
escola baseado na vida em grupo, na autogestão e na disciplina,
contribuindo para a recuperação de jovens infratores. "É preciso mostrar
aos alunos que o trabalho e a vida deles são parte do trabalho e da
vida do país", dizia. Ele pôs em prática um ensino que privilegiava a
vida em comunidade, a participação da criança na organização da escola, o
trabalho e a disciplina. Prestes a começar a 2ª Guerra Mundial, ajudou a
repensar o papel da escola e da família na recém-criada sociedade
comunista, no início do século 20. Sua pedagogia tornou-se conhecida por
transformar centenas de crianças e adolescentes marginalizados em
cidadãos. Seu método era uma novidade porque organizava a escola como
coletividade e levava em conta os sentimentos dos alunos na busca pela
felicidade - aliás, um conceito que só teria sentido se fosse para
todos. O que importava eram os interesses da comunidade e a criança
tinha direitos impensáveis na época, como opinar e discutir suas
necessidades no universo escolar. "Foi a primeira vez que a infância foi
encarada com respeito e direitos", diz Cecília da Silveira Luedemann,
educadora e autora do livro Anton Makarenko, Vida e Obra - A Pedagogia
na Revolução. Mais que educar, com rigidez e disciplina, ele quis formar
personalidades, criar pessoas conscientes de seu papel político,
cultas, sadias e que se tornassem trabalhadores preocupados com o
bem-estar do grupo, ou seja, solidários. Na sociedade comunista de
então, o trabalho era considerado essencial para a formação do homem,
não apenas um valor econômico. A saída encontrada há quase um século
correspondia às necessidades da época, mas servem de reflexão para
buscar soluções atuais e entender a educação no mundo.
http://www.diariodonoroeste.com.br/Fonte: Diário do Noroeste - PR - Saul Bogoni
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
Como são os diferentes métodos de ensino
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