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sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Como são os diferentes métodos de ensino

Falam-se muito em teorias pedagógicas para atrair os pais que têm crianças em idade escolar. Por isto, é interessante conhecer um pouco da história dessas que são as principais teorias e os mestres que inspiram a prática nas escolas atuais:

TEORIA CONSTRUTIVISTA, DE JEAN PIAGET
Para Jean Piaget, epistemólogo suíço e um dos grandes teóricos da pedagogia, a principal meta da educação é criar seres capazes de fazer coisas novas e não repetir, simplesmente, o que as outras gerações fizeram. Seres que sejam criadores, inventores e descobridores. A segunda meta da educação, de acordo com ele, é formar mentes que tenham condições de criticar e não aceitar tudo que lhes é proposto. Resumindo, sua teoria busca formar cidadãos criativos e críticos. Além disso, a teoria de Piaget defende que o professor não deve apenas ensinar, mas, acima de tudo, orientar os alunos para uma aprendizagem autônoma.

EDUCAÇÃO LIBERTADORA, DE PAULO FREIRE
O pernambucano Paulo Freire foi o mais célebre educador brasileiro. Reconhecido mundialmente, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Seu maior objetivo era conscientizar o aluno com relação às classes menos favorecidas e fazê-lo entender sua situação de oprimido e agir em favor da própria libertação. Por isso, seu principal livro foi Pedagogia do Oprimido. Ele propôs uma prática de sala de aula que desenvolvesse a criticidade do aluno. Criticava a ideia de que ensinar é transmitir saber e condenava a educação bancária, onde, segundo ele, o professor age como quem deposita conhecimento num aluno. Para o educador pernambucano, o profissional de educação deve levar os alunos a conhecer conteúdos, porém, não como verdade absoluta. "Os dois lados devem aprender juntos, um com o outro”, defendia. Paulo Freire dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas. Ele afirmava, ainda, que enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquietá-los. Seu método de ensino ficou conhecido como Educação Libertadora.

O SOCIOINTERACIONISMO, DE VYGOTSKY
Sociointeracionismo, o ensino como processo social.
Para o psicólogo bielorusso Lev Vygotsky, o teórico do Sociointeracionismo, o desenvolvimento intelectual é construído através das interações com o meio social, da relação com outros indivíduos. Nesse caso, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Sua teoria defende que o indivíduo constrói suas concepções através da assimilação do conhecimento do ambiente em que ele vive. Vygotsky costumava dizer que "na ausência do outro, o homem não se constrói”.

PEDAGOGIA DE FREINET
Celestin Freinet era um educador francês que desejava criar um sistema democrático de educação, livre de contradições sociais. O teórico tinha como objetivo desenvolver uma escola popular. Foi o criador do Movimento da Escola Moderna, na França, que se caracteriza por sua dimensão social. Para ele, a criança tem que ser vista não como um indivíduo isolado, mas como parte de uma comunidade e jamais ser marginalizada, principalmente quando fizer parte de classes menos favorecidas. Freinet utilizava como técnica de pedagogia desenho e textos livres, aulas-passeio, jornal de classe, livro da vida, entre outras, que representavam momentos de um processo de aprendizagem, propiciando as condições para estabelecer a apropriação do conhecimento. Ele dizia que "se não encontrarmos respostas adequadas a todas as questões sobre educação, continuaremos a forjar almas de escravos em nossos filhos".

AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA
É uma forma de avaliar o aluno levando em consideração, ao longo de sua vida escolar, o que ele já sabe, o que aprendeu com a aula e como coloca em prática aquilo que aprendeu. Ou seja, leva em consideração não só os conhecimentos adquiridos, mas também as habilidades e as atitudes desenvolvidas pelos estudantes, buscando a sua transformação. A avaliação por competências é parte norteadora no processo de ensino-aprendizagem porque permite a formação permanente do estudante. Esse tipo de avaliação sobrepõe os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, portanto, não valoriza somente os resultados de provas.

AUTOGESTÃO E DISCIPLINA
O método do ucraniano Anton Semionovich Makarenko concebe um modelo de escola baseado na vida em grupo, na autogestão e na disciplina, contribuindo para a recuperação de jovens infratores. "É preciso mostrar aos alunos que o trabalho e a vida deles são parte do trabalho e da vida do país", dizia. Ele pôs em prática um ensino que privilegiava a vida em comunidade, a participação da criança na organização da escola, o trabalho e a disciplina. Prestes a começar a 2ª Guerra Mundial, ajudou a repensar o papel da escola e da família na recém-criada sociedade comunista, no início do século 20. Sua pedagogia tornou-se conhecida por transformar centenas de crianças e adolescentes marginalizados em cidadãos. Seu método era uma novidade porque organizava a escola como coletividade e levava em conta os sentimentos dos alunos na busca pela felicidade - aliás, um conceito que só teria sentido se fosse para todos. O que importava eram os interesses da comunidade e a criança tinha direitos impensáveis na época, como opinar e discutir suas necessidades no universo escolar. "Foi a primeira vez que a infância foi encarada com respeito e direitos", diz Cecília da Silveira Luedemann, educadora e autora do livro Anton Makarenko, Vida e Obra - A Pedagogia na Revolução. Mais que educar, com rigidez e disciplina, ele quis formar personalidades, criar pessoas conscientes de seu papel político, cultas, sadias e que se tornassem trabalhadores preocupados com o bem-estar do grupo, ou seja, solidários. Na sociedade comunista de então, o trabalho era considerado essencial para a formação do homem, não apenas um valor econômico. A saída encontrada há quase um século correspondia às necessidades da época, mas servem de reflexão para buscar soluções atuais e entender a educação no mundo.

http://www.diariodonoroeste.com.br/Fonte: Diário do Noroeste - PR - Saul Bogoni

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