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NOVA CRECHE FOI ENTREGUE À POPULAÇÃO

A Creche Criança Feliz passa a ter uma estrutura moderna e adequada para atender as 240 crianças

ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PACTO

Mais um encontro de formação continuada do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

NOVA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL FOI ENTREGUE À POPULAÇÃO

Ampla e moderna a Escola de Ensino Fundamental de seis salas vai atender 360 alunos do 1º ao 5º ano

INAUGURAÇÃO DA CRECHE NO SETOR NOVO HORIZONTE

Creche Professor Pardal, localizada no Setor Novo Horizonte vai atender cerca de 240 crianças em tempo integral

CALENDÁRIO ESCOLAR 2016

Secretaria Municipal de Educação

quinta-feira, 21 de abril de 2016

PROJETO APROVADO PELA CCJ DESTINA À EDUCAÇÃO RECURSOS RECUPERADOS NO COMBATE À CORRUPÇÃO

Recursos públicos recuperados em ações de combate à corrupção podem ser destinados prioritariamente à educação. É o que propõe o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) por meio do Projeto de Lei do Senado (PLS) 291/2014, aprovado nesta quarta-feira (13) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Cristovam afirma que a corrupção e os esquemas de lavagem de dinheiro drenam um grande volume de recursos que deveriam ser usados em políticas de estímulo ao crescimento do país. Ele cita estudo da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) mostrando que o custo da corrupção equivale a cerca de 2% do produto interno bruto (PIB), algo em torno de R$ 118 bilhões.
O senador reconhece que houve avanço no combate à corrupção e na recuperação dos recursos desviados. No entanto, ele diz não haver regra para a destinação desses recursos, quando recuperados. Com o projeto, o parlamentar sugere que sejam destinados ao Fundo Social, criado pela Lei 12.351/2010 e modificado pela Lei 12.858/2013, sendo alimentado por recursos da exploração de petróleo. Pelas regras em vigor, metade dos recursos do fundo são destinados a projetos de educação e saúde. Cabem à educação três quartos desse valor.
Fortalecimento
Ao fortalecer esse fundo com recursos recuperados nas ações contra a corrupção e a lavagem de dinheiro, o senador quer fortalecer os sistemas públicos de educação, como forma de conter a prática desses crimes.
“Uma população mais educada tem menos tolerância a atos ilícitos que envolvam atores políticos, e mais visão crítica para avaliar a eficiência dos serviços públicos prestados”, observa ele.
A relatora na CCJ, senadora Simone Tebet (PMDB-MS), recomendou a aprovação da proposta, mas observou que, caso o ente lesado pela corrupção seja um estado ou município, os recursos recuperados não podem ser destinados para o Fundo Social, no âmbito da União. Portanto, apresentou emenda para assegurar o princípio federativo e garantir o direito do ente lesado.
O projeto segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votado em decisão terminativa.
Fonte: Agência Senado
http://goo.gl/OhOyJi

INSTITUIÇÕES FEDERAIS FORMARÃO E CERTIFICARÃO DIRETORES ESCOLARES

Instituições públicas federais de educação superior podem participar do Programa Nacional de Formação e Certificação de Diretores Escolares. Os editais de chamada pública da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação foram publicados nesta quarta-feira, 13. O prazo vai até 27 de maio próximo.
As instituições podem se credenciar para concorrer no eixo de formação ou no de certificação. No primeiro, serão escolhidas instituições aptas a coordenar e executar os processos de formação continuada dos diretores de escolas públicas de educação básica por meio de cursos de extensão a distância. O segundo edital prevê a aplicação de processos avaliativos para certificação inicial e avançada dos diretores em exercício.
Uma das modalidades previstas no edital de formação é o curso em nível de aperfeiçoamento, com 180 a 200 horas e duração estimada de seis meses. Essa categoria é voltada para o diretor escolar e também para os candidatos à função de direção escolar.
Os diretores em exercício aprovados em exame de certificação inicial pelo programa devem fazer um curso de nível de atualização — segunda modalidade a ser ofertada pelas instituições credenciadas pelo edital. Nesse caso, a carga horária deve ser de 100 a 120 horas, com duração estimada da formação de quatro meses.
O edital de certificação estabelece dois processos a serem realizados pelas instituições. A certificação inicial, que pode ser pleiteada por diretores escolares ou candidatos à função de direção de escola, e a certificação avançada, somente para diretores escolares em exercício e que tenham sido aprovados na anterior.
A certificação inicial será obtida por meio de exame com questões de múltipla escolha e abertas. Já a avançada, com análise e avaliação de portfólios elaborados a partir de orientações recebidas nos cursos de extensão em nível de atualização do programa.
Experiência — Um dos pré-requisitos para participar dos certames é que as instituições tenham experiência acumulada na coordenação e execução de cursos de formação continuada para diretores escolares ou equipes gestoras escolares. Outra condição é que só concorram em um dos editais.
Os detalhes da documentação a ser encaminhada ao MEC constam dos editais da SEB nº 39/2016, que torna pública a chamada de credenciamento das instituições interessadas em participar do eixo de formação do programa, e nº 40/2016, sobre o credenciamento das instituições interessadas em participar do eixo de certificação do mesmo programa, publicados no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 13.

Fonte: MEC
http://zip.net/bgs746

terça-feira, 12 de abril de 2016

PROFESSOR PODE FAZER A INSCRIÇÃO EM PROGRAMA DO MEC QUE PERMITIRÁ O COMPLEMENTO DA FORMAÇÃO


Está aberto até 5 de maio próximo o prazo de inscrições na Rede Universidade do Professor, programa do Ministério da Educação que vai sistematizar a oferta de formação inicial e continuada dos professores da rede pública da educação básica. Com a rede, o MEC oferece vagas de formação inicial a professores efetivos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio que ainda não têm formação nas disciplinas que lecionam.

As vagas são gratuitas, e os cursos serão ministrados por instituições públicas ou comunitárias de educação superior.

A inscrição pode ser feita por:

Professores sem nível superior, em busca da primeira licenciatura.
Professores licenciados, mas que atuam fora da área de formação, em busca da segunda licenciatura.
Professores graduados não licenciados, em busca da formação pedagógica.
Estarão disponíveis vagas em cursos de licenciatura nas áreas de matemática, química, física, biologia, letras–português, ciências, história e geografia.

Os cursos da Universidade do Professor estarão disponíveis a partir do segundo semestre deste ano, com a oferta de 105 mil vagas para a primeira licenciatura, na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na modalidade presencial regular, estarão disponíveis vagas remanescentes das instituições federais de educação superior ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Para 2017, serão ofertadas vagas em cursos de primeira e segunda licenciaturas e de complementação pedagógica do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), presenciais, e do sistema UAB, a distância.

As inscrições devem ser feitas na Plataforma Freire, no curso adequado à formação do candidato.

Fonte: MEC

http://zip.net/bcs6wC

quinta-feira, 7 de abril de 2016

PREFEITO OSVALDINHO ACOMPANHA INÍCIO DAS ATIVIDADES NA CRECHE CRIANÇA FELIZ

A creche Criança Feliz inaugurada no último dia 22 de março iniciou as atividades nesta segunda-feira (28), as 240 crianças atendidas na unidade educacional passam por atividades de acolhimento e adaptação.
Os pais que foram deixar os filhos na creche, assim como as crianças foram recepcionados nesta terça-feira (29) pelo prefeito Osvaldinho Assunção e pelo secretário de educação, Vilmones da Silva, que foram conferir o andamento das atividades na nova creche do município.
“É um momento de dar boas vindas, nós estamos investindo em espaços adequados para que os pais possam trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estão sendo bem assistidos em uma creche com infraestrutura adequada” disse Osvaldinho.
Durante o dia as crianças realizam atividades pedagógicas educativas como: brincadeiras, músicas, jogos infantis, contação de histórias, entre outras. Elas também recebem refeição.
As crianças que ficam em período integral, 2 a 3 anos de idade, recebem três refeições e os cuidados necessários como banho e o momento de descanso. Seguindo as exigências do Ministério da Educação, a equipe que atende as crianças é formada por profissionais qualificados, garantindo a assistência adequada.
A professora aposentada, Aparecida Divina, levou à creche a neta de 3 anos que pela primeira vez foi à escola. Para ela o investimento em uma educação de qualidade faz parte de um governo que pensa no desenvolvimento e bem estar da população. “Como avó e ex-professora fico muito satisfeita em ter em nossa cidade uma creche com essa qualidade, tenho certeza que aqui minha neta vai conhecer um mundo novo” disse.

Fonte:
http://www.xinguara.pa.gov.br/prefeito-osvaldinho-acompanha-inicio-das-atividades-na-creche-crianca-feliz/









XINGUARA ASSINA PACTO PELA EDUCAÇÃO COM O GOVERNO DO ESTADO

O prefeito Osvaldinho Assunção e o vice-prefeito Raimundo Mototáxi participaram nesta quarta-feira (30) da assinatura do Termo de compromisso do Pacto Pela Educação do Pará, a cerimônia foi realizada no Palácio do Governo, com a presença do governador Simão Jatene, prefeitos, e representantes de secretarias estaduais, municipais e iniciativa privada.
O objetivo da assinatura do termo de Compromisso é que os municípios alcancem as metas do Pacto em 2017, sendo a principal delas o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 30%.
Durante a assinatura o prefeito Osvaldinho Assunção, afirmou que a educação é um desafio de todos. “Temos que estar atentos ao desenvolvimento da educação e todos têm que estar envolvidos, pois não basta o governo fazer a parte dele se o município não fizer a sua parte e se a sociedade não fizer a parte dela. Não podemos ficar parados diante do desafio. Para termos um bom resultado, a gente tem que plantar para colher. É o que estamos fazendo em Xinguara”, afirmou o prefeito.
Mesmo antes da assinatura do Termo de Compromisso com o Governo do Estado, Xinguara já seguia algumas recomendações como a avaliação anual do desempenho dos alunos da rede pública de ensino.

Fonte:
http://www.xinguara.pa.gov.br/xinguara-assina-pacto-pela-educacao-com-o-governo-do-estado/



MERENDEIRAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS PARTICIPARAM DE CAPACITAÇÃO

Um grupo de merendeiras das escolas da rede municipal de ensino de Xinguara participou ontem (05) de uma capacitação sobre “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”. A capacitação promovida pela secretaria de Educação tem como objetivo reforçar a qualidade da merenda escolar servida aos alunos do município.
As merendeiras assistiram a palestras sobre a prática de manipulação e higiene dos alimentos, importância dos equipamentos de proteção individual, entre outros temas. Na oportunidade também foram entregues novos kits com tocas, avental e um livro sobre as boas práticas de manipulação dos alimentos.
A nutricionista Ana Paula responsável pela capacitação explica que cada escola do município possui um cardápio que atende as exigências nutricionais, ela reforça que as merendeiras são fundamentais para a qualidade da merenda. “São elas as responsáveis pela preparação, não basta apenas entregar um cardápio bem elaborado, temos que orientar e dar condições necessárias para a execução do mesmo” afirmou.

Fonte:
http://www.xinguara.pa.gov.br/merendeiras-das-escolas-municipais-participaram-de-capacitacao/



PMX/SEMED ENTREGA 190 NOVAS CADEIRA E 6 MESAS PARA PROFESSORES NA EMEF. LENIVAL XAVIER

Continuado com o programa de aparelhamento e infraestrutura nas unidades escolares a PMX/SEMED entrega a EMEF. Lenival Xavier unidade recém inaugurada 190 cadeiras e 6 mesas para professores visando dar mais qualidade ao ambiente escolar favorecendo assim professores e alunos.