Blogger news

segunda-feira, 28 de março de 2016

EDUCADORES DOS ANOS INICIAIS PARTICIPARAM DO ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) EM XINGUARA















A Prefeitura Municipal de Xinguara através da Secretaria Municipal de Educação realizou no último sábado (19), mais um encontro de formação continuada do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa com os professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, em turmas de alfabetização do primeiro ao terceiro ano e multissérie das escolas da zona urbana e do campo referente ao ano de 2015.
Na ocasião esteve presente o secretário de educação Vilmones da Silva que afirmou ter aderido ao programa Pacto Regional, iniciando um novo ciclo do Pacto em Xinguara, com ações específicas para a região norte, com data prevista para o segundo semestre de 2016.
”A equipe do Pacto é bastante compromissada, e tem apoio da secretaria para conduzir o programa nesse novo formato, garantindo dessa forma o direito de aprender de todas as crianças do 1º ciclo do ensino fundamental.” Relatou o secretário.
Ao aderir a continuidade do programa o município assegura a meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE) que é a de cumprir com a tarefa de alfabetizar todas as crianças, no máximo , até o final do terceiro ano do ensino fundamental, dando continuidade as ações do programa implementado em 2013, com seguimentos nos anos de 2014 e 2015.
Sendo assim, a continuidade do programa supracitado no município, além de propiciar trocas de saberes entre os professores alfabetizadores, garante também os direitos de aprendizagens de todas as crianças do 1º ciclo do ensino fundamental.
Ressaltamos que o programa no município continua com mesma equipe, formada pela coordenadora local: Rosimar Alves da Silva e as Orientadoras de estudos: Antonia Rodrigues Coelho Gonçalves, Antonia Suerlete Silva Carvalho, Maria Lucimar de Souza Silva e Regina Célia da Silva Leal.
O lançamento do novo ciclo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) feita pelo Ministério da Educação, específico para as regiões Norte e Nordeste ocorreu durante encontro dos secretários de educação de Estados nordestinos, em 14 de dezembro de 2015 , em Fortaleza (CE), e contou com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
De acordo com a Assessoria de Comunicação Social do MEC: “O novo ciclo inicia em 2016 e tem três eixos de atuação, que visam reduzir os níveis de analfabetismo e baixo letramento das duas regiões: Norte e Nordeste. O primeiro eixo prevê o fortalecimento das estruturas de gestão em nível regional. O segundo a formação continuada de professores e o terceiro eixo quer promover a valorização e o reconhecimento de escolas e profissionais mais empenhados com a evolução da alfabetização. Ao mesmo tempo, estabelece um apoio a unidades de ensino com maior dificuldade na superação do analfabetismo e do baixo letramento de seus alunos”.
“Nós estamos aqui porque é nossa obrigação dar o melhor para educar as crianças desse país a ler, a escrever, a saber, as primeiras contas e nós não podemos descansar enquanto isso não acontecer como direito sagrado de todas as crianças do Brasil”, afirmou o ministro Aloizio Mercadante.
No dia 03 de fevereiro de 2016 o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, se reuniu com os secretários de educação dos estados da região Norte e os presidentes das seções estaduais da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para lançar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), com ações específicas para a região.
Segundo o ministro, a alfabetização na idade certa é um grande desafio para todo o país e particularmente relevante para a região Norte. “Nós estamos fazendo um pacto específico para a região Norte. Seja na alfabetização, na leitura, na matemática e na redação, nossas crianças de até 8 anos na região Norte têm um grande desafio pela frente.”

Equipe Pacto local.
Fontes do Ministério da Educação.

0 comentários :

Postar um comentário