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NOVA CRECHE FOI ENTREGUE À POPULAÇÃO

A Creche Criança Feliz passa a ter uma estrutura moderna e adequada para atender as 240 crianças

ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PACTO

Mais um encontro de formação continuada do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

NOVA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL FOI ENTREGUE À POPULAÇÃO

Ampla e moderna a Escola de Ensino Fundamental de seis salas vai atender 360 alunos do 1º ao 5º ano

INAUGURAÇÃO DA CRECHE NO SETOR NOVO HORIZONTE

Creche Professor Pardal, localizada no Setor Novo Horizonte vai atender cerca de 240 crianças em tempo integral

CALENDÁRIO ESCOLAR 2016

Secretaria Municipal de Educação

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

ENTENDA O QUE MUDA COM O NOVO CURRÍCULO DO ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO

Para definir os objetivos da aprendizagem na educação pública, o ministério da Educação apresentou na última semana a proposta preliminar para discussão da Base Nacional Comum Curricular de ensino. O documento vai reformular e determinar o currículo mínimo para todos os alunos das escolas de educação básica do Brasil.




Por isso, entre 25 de setembro e 15 de dezembro, o governo irá receber contribuições para este novo currículo, já disponível para consulta pública. A proposta final deverá ser entregue até abril ao Conselho Nacional de Educação.

A proposta foi desenvolvida por determinação do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece metas, diretrizes e estratégias para a educação brasileira. A ideia, segundo o secretário de Educação Básica do MEC, Manuel Palácios, é "que sejam especificados, por ano e por componente curricular, os objetivos de aprendizagem do governo federal”.

Na prática, a Base Nacional apresenta os conteúdos mínimos a serem vistos em sala de aula para as áreas de linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências humanas em cada etapa escolar do estudante.

Segundo o documento preliminar, o currículo terá 60% de conteúdos comuns para a Educação Básica do ensino público e do privado. Os 40% restantes serão determinados regionalmente, considerando as escolhas de cada sistema educacional.

No entendimento de Palácios, o novo currículo vai se alinhar com avaliações nacionais, como a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O que é a Base Nacional Comum de ensino?

A Base Nacional Comum Curricular vai funcionar como uma cartilha para determinar o que todos os estudantes brasileiros têm direito e devem aprender durante o ensino público.

Como era antes?

Segundo o Secretário de Educação Básica, Manuel Palácios, o Brasil não tinha uma norma curricular comum a todos os estados e muitos currículos só foram elaborados recentemente.

As mudanças vão valer para quem?

Após a entrega da proposta final, a base curricular vai determinar um currículo mínimo para todos os alunos das 190 mil escolas de educação básica do País, públicas e particulares.

Em que áreas do aprendizado ela será aplicada?

A Base Nacional Comum vai esclarecer quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas áreas da Matemática, das Linguagens e das Ciências da Natureza e Humanas.

Mas como ficam as diferenças regionais no ensino?

Apesar da proposta definir cerca de 60% do conteúdo escolar, os mais de 2 milhões de professores continuarão podendo escolher os melhores caminhos de como ensinar e, também, quais outros elementos precisam ser somados nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos. Tudo isso respeitando a diversidade, as particularidades e os contextos de onde estão.

Na prática, uma parte do currículo será comum a todas as escolas; outra, regionalizada, deve ser construída em diálogo com a primeira e de acordo não apenas com a cultura local, mas também com a realidade de cada escola.

Quem está participando da elaboração da proposta?

Na atual fase, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação conta com um Comitê de Assessores que trabalha na produção de uma proposta preliminar. Temos o apoio de uma comissão de 116 especialistas, de 35 universidades e professores da Educação Básica organizados em comissões por área/componente curricular/etapa da educação básica.

Quem pode contribuir?

Todos os brasileiros podem contribuir com o debate sobre a Base Nacional Comum. Isso pode ser feito por meio da plataforma digital criado pelo MEC. Confira aqui

Fonte
http://undime.org.br/noticia/25-09-2015-14-15-entenda-o-que-muda-com-o-novo-curriculo-do-ensino-publico-brasileiro

SUPERVISORA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA VISITA ESCOLAS DE XINGUARA

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) está presente nas escolas de Xinguara contribuindo para melhorar os índices educacionais do município, nesta quinta-feira (25), algumas escolas receberam a visita da supervisora do pólo de Redenção, Katia Liege.

A visita que teve início pela escola Dom Luiz de Moura Palha, e seguiu pelas unidades educacionais Tancredo Neves, Ciranda Cirandinha e Cora Coralina. Estiveram acompanhando a visita à coordenadora de Xinguara Rosimar Alves, assim como as orientadoras de estudos. Antes da visita técnica também foi realizada uma reunião com coordenadores e representantes da secretaria de educação, entre os presentes estava o secretário de educação em exercício Luciano Teles, na oportunidade foi discutido a importância do PNAIC no município, e as ações para o desenvolvimento das atividades.

Segundo a supervisora após as visitas foi possível detectar que o município vem cumprindo da melhor maneira a proposta do programa, com investimentos e comprometimento que estão fazendo a diferença no dia a dia dos alunos. “As minhas impressões são as melhores possíveis, é impressionante como os professores aderiram e se comprometeram em mudar as praticas metodológicas, o que reflete nos alunos que hoje realizam uma leitura corrida e uma boa interpretação de textos, e o melhor na idade esperada” avaliou.

As ações em Xinguara foram iniciadas no ano de 2013, até hoje 2.314 crianças já foram beneficiadas. Segundo a coordenadora do PANIC em Xinguara, Rosimar Alves o apoio da administração municipal somado ao comprometimento dos profissionais tem sido fundamental para o sucesso do programa no município.

Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa
É um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades de assegurar que todas as criança.








quinta-feira, 24 de setembro de 2015

INFORMATIVO ADMINISTRATIVO – PATRIMÔNIO

Informamos a todos os servidores que estão ocupando cargos administrativos que devem ter conhecimento do decreto nº 209-2015 que normatiza o sistema de controle da movimentação dos bens patrimoniais da administração pública do Município.

O controle patrimonial informa que disponibiliza o e-mail para agilizar o contato: patrimoniopmx@hotmail.com

Disponível para downloads

em DECRETO Nº 209-2015

terça-feira, 22 de setembro de 2015

ALVARÁ DE QUITAÇÃO 2013 - TCM (FME - R$ 7.336.720,45) (FUNDEB R$ 26.366.099,32)

A secretaria municipal de Educação recebeu do Tribunal de Contas dos Municípios os alvarás de quitação de contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Fundo Municipal de Educação, referentes ao ano 2013.

Os documentos apontam que a secretaria de educação está em dia no que se refere à prestação de contas no valor de R$ 26.366.099,32 (vinte e seis milhões, trezentos e sessenta e seis mil, noventa e nove reais e trinta e dois centavos) do Fundeb e R$ 7.336.720,45 (sete milhões, trezentos e trinta e seis mil, setecentos e vinte reais e quarenta e cinco centavos) do Fundo do Município.

Os alvarás de quitação comprovam que as denuncias realizadas recentemente em alguns meios de comunicação  local são inverídicas principalmente quando se refere a prestação de constas do Fundeb  no processo licitatório para locação de veículos da empresa Araguaia Construtora Xinguara Ltda.

A secretaria de educação afirma que os recursos foram aplicados de forma correta e coerente levando melhorias e avanços para a educação do município, o que se percebe ao visitar as escolas das unidades de ensino do município.

FUNDEB- O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio, está em vigor desde 2007. A destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior.



 Fonte:
http://www.xinguara.pa.gov.br/secretaria-de-educacao-recebe-alvaras-de-quitacao-de-contas/

FOLHA DE PAGAMENTO DE AGOSTO 2015 R$ 2.000.278,82

Em defesa de total transparência e esclarecimento da categoria expomos as informações financeiras referente a AGOSTO 2015.









Segue abaixo para downloads o resumo da FOLHA DE PAGAMENTO DO MÊS DE AGOSTO 2015


MÊS AGOSTO 2015

Folha do 5%

Folha do 40%

Folha do 60%

FOLHA DE PAGAMENTO DE JULHO 2015 R$ 1.963.659,54


Em defesa de total transparência e esclarecimento da categoria expomos as informações financeiras referente a JULHO 2015.



Segue abaixo para downloads o resumo da FOLHA DE PAGAMENTO DO MÊS DE JULHO 2015


MÊS JULHO 2015

Folha do 5%

Folha do 40%

Folha do 60%

ALFABETIZAÇÃO - RESULTADOS DE AVALIAÇÃO ORIENTAM PAÍS SOBRE PEDAGOGIAS MAIS APROPRIADAS PARA EVOLUIR

Com os dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), divulgados nesta quinta-feira, 17, o Ministério da Educação tem um retrato dos problemas e sua localização para poder agir, em conjunto com as redes municipais de ensino. “Esses dados, uma vez entregues a cada rede de educação e a cada escola, vão indicar muito bem aos responsáveis onde deve ser a intervenção pedagógica principal”, afirmou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, em entrevista coletiva, à tarde, para apresentar os resultados da aferição. “É por isso que a avaliação não é tanto um ranking, não é uma ocasião de punição, é uma orientação.”

Foram avaliados pela ANA, em novembro do ano passado, 2.456.132 estudantes do terceiro ano do ensino fundamental. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares, destacou que, na escola, o foco deve ser o aprendizado dos alunos. Os dados da ANA, segundo ele, oferecem um importante referencial. “Esse é um dado de avaliação que pode impactar o concreto da sala de aula”, disse. “Na educação, o que interessa é o aprendizado — você pode ser melhor do que eu, desde que nós dois aprendamos.”

A ANA de 2014 indica a necessidade de o país evoluir nos índices de alfabetização dos mais de 20% dos estudantes que estão no nível 1 (alunos provavelmente capazes de ler palavras com estrutura silábica canônica, não canônica e ainda que alternem sílabas canônicas e não canônicas) em leitura e matemática e dos 35% que ainda não conseguem escrever textos. Os dados da avaliação confirmam a influência de fatores alheios à escola no processo de ensino-aprendizagem, principalmente a desigualdade social.

Painel — A divulgação do resultado da ANA marcou o lançamento do Painel Educacional do Inep, por meio do qual todas as avaliações da educação básica realizadas pelo instituto conterão informações consolidadas sobre o cenário educacional nos estados, nos municípios e nas próprias escolas. Dentre outros, há indicadores sobre o nível socioeconômico, a complexidade da gestão escolar, esforço e formação docente. O painel contém ainda dados do Censo Escolar, tais como estatísticas de matrícula, taxas de aprovação, reprovação e abandono. E também apresenta os resultados da primeira edição da ANA, realizada em 2013 para formar uma linha de base capaz de permitir análises posteriores.

Participação — A ANA é realizada nas escolas públicas que tenham, matriculados, estudantes no terceiro ano do ensino fundamental. Em 2013, 55.836 escolas participaram da avaliação. Em 2014, foram 49.791. A avaliação integra o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, compromisso firmado pelos governos federal, estaduais e do Distrito Federal e administrações municipais. A meta central é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas aos oito anos de idade até o fim do terceiro ano do ensino fundamental.

Confira aqui a apresentação dos resultados da ANA

Autor: MEC

http://zip.net/bfr1XY

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

SEMED REPASSOU AO SINTEPP DE JANEIRO A AGOSTO O VALOR DE R$ 99.610,31

Atendendo ao conceito de transparência esta Secretaria informa que no período de janeiro a agosto foi descontado dos servidores e devidamente repassado ao sindicato o valor de R$ 59.223,73 mais R$ 40.386,58 referente a contribuição anual sindical obrigatória, totalizando o valor de R$ 99.610,31.  

OBRA DA QUADRA DA ESCOLA JADER BARBALHO ENTRA EM FASE DE CONCLUSÃO

O secretário de educação Vilmones da Silva, visitou a obra, ele lembrou que para dar andamento à construção foi necessário investimentos próprios, visto que a obra havia sido iniciada e abandonada na gestão anterior.

“A obra estava completamente parada e sem dinheiro para finalizá-la, então economizamos, reajustamos as contas para fazermos caixa e estamos concluindo, pois consideramos muito importante para nossa população” relatou o secretário.

A quadra conta com piso de alta resistência, cobertura em estrutura metálica, arquibancadas, iluminação, banheiros, vestiários e cantina. Esta será a quarta quadra entregue pela administração do prefeito Osvaldinho Assunção, as escolas já beneficiadas foram Jair Ribeiro Campos (Setor Tanaka), Cora Coralina (Setor Selectas) e Tancredo Neves (Setor Itamarati).



Autor
http://www.xinguara.pa.gov.br/obra-da-quadra-da-escola-jader-barbalho-entra-em-fase-de-conclusao/

ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL TÊM DIA DE LAZER NO PARQUE DE DIVERSÕES

Para alguns esta foi à primeira oportunidade de estar em um parque de diversão. Entre eles estavam a Raila, Letícia e Arthur que nunca tinham ido a um parque de diversões e estavam ansiosas para entrar pela primeira vez na roda gigante e nos demais brinquedos. Também foram distribuídos sorvetes, pipoca e salgadinhos.
De acordo com a coordenadora da educação especial, Cristina Figueiredo, esse tipo de atividade é fundamental para desenvolver nos alunos a inclusão social. “Ficamos felizes em proporcionar este momento, elas merecem esse presente”, ressaltou Cristina.

A alegria também estava nos sorrisos dos professores, cuidadores, motoristas e técnicos que voluntariamente acompanharam o grupo. “É sempre muito gratificante estar com esses alunos, eles transmitem uma mensagem positiva. Por isso estamos tão contentes quanto eles, pois entendemos a importância desse momento” avaliou Thatiana Júlio, colaboradora.








Autor
http://www.xinguara.pa.gov.br/alunos-da-educacao-especial-tem-dia-de-lazer-no-parque-de-diversoes/

PROTESTOS CONTRA CORTES DE RECURSOS DESTINADOS PELO GOVERNO FEDERAL

Como forma de protesto contra os cortes de recursos destinados pelo Governo Federal e Estadual ao município, a Prefeitura de Xinguara e as escolas municipais amanheceram nesta quarta-feira, 16, com as portas fechadas, as máquinas e ônibus escolares ficaram parados durante todo o dia na Praça Vitória Régia, Centro.
O prefeito Osvaldinho Assunção, secretários e funcionários das secretarias de obras, saúde e educação estiveram na praça apoiando o movimento. A paralisação foi promovida pela AMAT (Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás) e aderida por quase todos os municípios que compõem a associação.

Em Xinguara o prefeito Osvaldinho Assunção afirmou que um dos serviços mais atingidos pelos cortes é o de saúde que hoje possui um grande atraso no recebimento de recursos.

Além da queda de 38% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a maioria dos gestores municipais reclama do atraso por parte do governo federal e estadual de repasses para serviços da Assistência Básica de Saúde, repasse de convênios compatíveis e da educação para merenda escolar, transporte escolar entre outros.

Ainda como parte da mobilização prefeitos dos municípios da região se reuniram na Assembleia Legislativa, em Belém, o vice-prefeito de Xinguara, Raimundo Mototáxi esteve na capital representando o município.

Hoje apenas os serviços de urgência e emergência, além da limpeza pública funcionaram.





Autor
http://www.xinguara.pa.gov.br/escolas-e-orgaos-publicos-amanheceram-de-portas-fechadas-nesta-quarta-feira/

SEMED PAGARÁ DÍVIDA DE GESTÕES PASSADAS REFERENTE A ACORDO JUDICIAL NO VALOR DE R$ 265.214,77

A Secretaria de Educação informa que devido a um processo judicial movido por 15 servidores contra a administrações passadas a PMX-SEMED não recorrerá a outras instâncias em respeito aos direitos adquiridos pagará em parcelas de R$ 9.900,00 mês somando um total de R$ 265.214,77 referente a acordo judicial firmando entre as partes.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

QUASE NO FIM DO ANO E O GOVERNO AINDA NÃO TRANSFERIU OS RECURSOS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA

Este ano os Municípios não receberam nenhum centavo referente ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) 2015. Essa situação preocupa os gestores municipais e tem sido acompanhada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
O PDDE foi criado em 1995 e desde então sempre foi transferido em parcela única sempre entre os meses de maio e junho. No ano passado, por dificuldades financeiras, o governo federal dividiu a transferência em duas parcelas. A primeira foi feita ainda em 2014 e a segunda este ano. Mas, o repasse referente a 2015 nunca foi feito.
De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Secretaria do Tesouro Nacional foi solicitada a pagar a parcela única do PDDE 2015. No entanto, por questões orçamentárias, não há previsão para este repasse acontecer. Em outras palavras, o ano está quase no fim e até agora o governo federal não cumpriu o pagamento, justamente por que ainda existem pendências relacionadas a 2014.
PDDE
Os recursos do PDDE são transferidos automaticamente, para escolas públicas da educação básica e escolas privadas de educação especial. Esses recursos destinam-se à aquisição de material permanente; manutenção, conservação e pequenos reparos da unidade escolar; aquisição de material de consumo necessário ao funcionamento da escola; avaliação de aprendizagem; implementação de projeto pedagógico; desenvolvimento de atividades educacionais.

Fonte:
http://www.cnm.org.br/areastecnicas/noticias/educacao/quase-no-fim-do-ano-e-o-governo-ainda-nao-transferiu-os-recursos-do-programa-dinheiro-direto-na-escola

PAT – PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA – EMEIF. SÃO JOSÉ

A PMX/SEMED beneficia através do programa de atualização tecnológica voltado a impressão nas secretarias e revitalização dos laboratórios de informática a EMEIF. São José que recebeu semana passada uma impressora HP para colaborar nas atividades pedagógicas e nos trabalhos administrativos.




UNIÃO PODE SE TORNAR RESPONSÁVEL PELO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES

Diante da alegada incapacidade financeira de estados e municípios, o piso salarial nacional dos professores da educação básica da rede pública poderá passar ser pago pelo governo federal. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (2) o projeto de lei (PLS 155/2013) do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que estabelece a transferência dessa responsabilidade para a União.
“Se o governo não pode pagar, não adianta demitir o prefeito ou governador, porque não será possível ‘demitir’ a aritmética financeira da prefeitura ou do estado. E, por outro lado, já não há mais espaço para elevar os impostos. A única saída para não jogar a conta sobre os cérebros das crianças é jogá-la sobre as finanças do governo federal”, avaliou Cristovam na justificação do projeto.
Diante desse cenário, o relator do texto, senador José Maranhão (PMDB-PB) acredita que está certo o autor ao buscar o deslocamento desse encargo para a União. Conforme Maranhão, a intenção do projeto é “conferir eficácia” ao dispositivo da Constituição Federal que estabelece um piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.
— Esse comando não pode ser condenado à inefetividade por conta da miopia de alguns governantes, que direcionam recursos públicos a áreas não prioritárias, ou pela penúria do erário estadual ou municipal, onerado por uma situação econômica desfavorável e pelo descontrole das contas públicas — disse relator durante a votação.
Segundo o texto, o piso salarial deverá ser pago diretamente pela União a todos os professores que atuam na educação básica pública do país. O projeto estabelece como pré-requisito a seleção prévia dos docentes segundo critérios a serem definidos pelo Ministério da Educação 60 dias após o início da vigência da lei.
O texto ainda será apreciado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Autor: Agência Senado
http://zip.net/bgrWPK

terça-feira, 8 de setembro de 2015

POPULAÇÃO PRESTIGIA DESFILE CÍVICO QUE LEVOU ÀS RUAS A DIVERSIDADE DO BRASIL

Estudantes, professores, militares, representantes do poder público, o desfile de 7 de Setembro em Xinguara contou com cerca de 2 mil participantes e foi assistido por uma multidão que saiu às ruas para ver a comemoração cívica de independência do nosso país.
Com o tema “Qual a Cara do Brasil?”, as escolas levaram para as ruas as tradições das festas e danças populares, a literatura, a diversidade religiosa e o cinema nacional.
O prefeito Osvaldinho Assunção, vereadores, secretários, representes do 17º Batalhão da Polícia Militar e assessores vinham à frente acompanhados de 14 escolas municipais, bandas marciais, alunos do PROERD, desbravadores da Igreja Adventista e de militares.
A escola José Antão Ribeiro fez uma viagem pela cultura paraense, com personagens do folclore como o Cabeçudo; Boto Rosa do Caiçara, Boi Bumba e suas Pastorinhas, além do Carimbó e lendas. Os imigrantes foram lembrados pela Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves; as festas das regiões brasileiras como a festa da UVA, festa do Peão de Barretos, São João, Carnaval de Olinda e a festa de Parintins foram apresentadas pela escola Cinderela. Os jogos Olímpicos de 2016 também estiveram presentes com a Escola Betel.
Um dos pontos altos do desfile foi a apresentação da Polícia Militar, o 17º BPM (Batalhão de Polícia Militar) levou os pelotões comandados pelo Keythson Valente Gaia  e pela  capitã Joelma Xavier, além do Grupamento Tático que animou o público com apresentações das técnicas do GTO (Grupo Tático de Operações). A apresentação contou ainda com o desfile de viaturas e motos.
Fernando Queiroz assistiu ao desfile acompanhado da família, ele elogiou a organização e falou da mensagem que quer deixar para o filho. “O desfile é importante para manter viva a tradição, além de ser o momento de nos voltarmos para a história do nosso país”, relatou.
Bandas Marciais
As bandas marciais da Escola Jair Ribeiro Campos, Escola Padre João Luiz Purguy do Distrito Rio Vermelho, a Banda Marcial dos Desbravadores da Igreja Adventista e a Banda da Casa da Cultura se destacaram pela brilhante apresentação que animou crianças, adultos e idosos que acompanharam o desfile, aplaudindo as coreografias e músicas executadas pelos integrantes das bandas. “Foram 5 meses de ensaio para trazer o melhor, a população que veio prestigiar está de parabéns, pois mostrou que o civismo não esta perdido” disse Moisés responsável pela Banda da Escola Jair Ribeiro Campos.
Desfile Distritos
As escolas dos Distritos Rio Vermelho, São José, São Francisco e Vila Vale do Araguaia também realizaram o tradicional desfile cívico.

















































Fonte
http://www.xinguara.pa.gov.br/populacao-prestigia-desfile-civico-que-levou-as-ruas-a-diversidade-do-brasil/