Blogger news

NOVA CRECHE FOI ENTREGUE À POPULAÇÃO

A Creche Criança Feliz passa a ter uma estrutura moderna e adequada para atender as 240 crianças

ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PACTO

Mais um encontro de formação continuada do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

NOVA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL FOI ENTREGUE À POPULAÇÃO

Ampla e moderna a Escola de Ensino Fundamental de seis salas vai atender 360 alunos do 1º ao 5º ano

INAUGURAÇÃO DA CRECHE NO SETOR NOVO HORIZONTE

Creche Professor Pardal, localizada no Setor Novo Horizonte vai atender cerca de 240 crianças em tempo integral

CALENDÁRIO ESCOLAR 2016

Secretaria Municipal de Educação

segunda-feira, 27 de abril de 2015

50000 VISITAS – OBRIGADO!


Agradecemos imensamente todas as visitas neste blog que funciona como instrumentos de registro histórico desta administração e compartilhamento de informações. Obrigado a todos pela confiança e participação neste registro eletrônico de nossas ações.

terça-feira, 21 de abril de 2015

TRIGÉSIMO TERCEIRO ANIVERSÁRIO DE XINGUARA - PROGRAMAÇÃO

Parabéns Xinguara De 08 a 13 de maio na Praça Vitoria Regia




Dia 08 - A Escolha da Miss Xinguara e o show Sertanejo Edu Braga
Dia 09 - Motocross e a dupla que está sacudindo Goiás Montana e Rafael
Dia 10 - Os sucessos de Xinguara Edvan Viola, Leandro Kennedy e Flavio Felipo
Dia 11- O maior Show Gospel do Brasil o Mega show Aline Barros Aline Barros ao Vivo
Dia 12- Show pirotécnico e o Mega show 40 anos de sucesso Trio Parada Dura
Dia 13- Às 17 horas o bolo de aniversário, o Grande Bingão e a emoção do Moto show

Apoio: Câmara Municipal de Xinguara
Realização: Prefeitura Municipal de Xinguara.

PMX/SEMED ENTREGA NOVO MOBILIÁRIO NA EMEF. CIRANDA CIRANDINHA

A PMX/SEMED renovou completamente o mobiliário para os alunos da EMEF. Ciranda Cirandinha. Foi entregue 250 carteiras em tamanho apropriado para as crianças e conjuntos trapézios para a educação infantil. Em breve será entregue as mesas para os professores. Os investimentos ficaram em torno de 90 mil reais pagos com recursos municipais.







sábado, 18 de abril de 2015

AVANÇOS NA CONSOLIDAÇÃO DO PROJETO – APRENDA PELA LEITURA - ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM LUIZ PALHA


“Lê-se para entender o mundo, para viver melhor. Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e de vida, mais intensamente se lê, numa espiral quase sem fim, que pode e deve começar na escola, mas pode (nem costuma) encerrar-se nela.” (LAJOLO, 1995).
O Projeto Aprenda Pela Leitura tem como objetivo principal inserir o educando no mundo da leitura funcional e convencional como nos faz refletir Marisa Lajolo (1995), quando deixa entendido que “como fonte de prazer e de sabedoria, a leitura não esgota seu poder de sedução nos estreitos limites da escola”. Pretende-se com o projeto Aprenda Pela Leitura continuar uma jornada de leitura significativa no contexto escolar e, além desse espaço, pleiteamos construir permanentemente a cultura da leitura no dia a dia das criança. Sendo assim, pretendemos viabilizar que o processo de ler e interpretar ultrapasse os muros da escola e que seja constante durante toda a vida das pessoas. O projeto mencionado será desenvolvido durante todo o ano letivo de 2015.
Fonte: Escola E.M.E.F D. Luiz Palha.


Já temos os primeiros resultados.

POVINHO FALA
Confira o que os estudantes da E. M. E. F. Dom Luiz Palha acham da literatura infantil e do ato de ler.

Ariela de Araújo Silva, 9 anos – 3º Ano “B”
– Na minha opinião, a leitura traz sabedoria. A estória que mais gosto na literatura infantil é BRANCA DE NEVE.




POVINHO FALA
Confira o que os estudantes da E. M. E. F. Dom Luiz Palha acham da literatura infantil e do ato de ler.
Maria Clara Batista Moraes, 8 anos – 2º Ano “A”
– Gosto de ler porque é divertido! A estorinha que mais gosto é A PEQUENA SEREIA.

 POVINHO FALA
Confira o que os estudantes da E. M. E. F. Dom Luiz Palha acham da literatura infantil e do ato de ler.
Pablo Silva Barros, 8 anos – 3º Ano “B”
– A leitura traz inteligência para mim! Gosto de ler a estória do PINÓQUIO.

POVINHO FALA
Confira o que os estudantes da E. M. E. F. Dom Luiz Palha acham da literatura infantil e do ato de ler.

  Ketlen, 7 anos – 2º Ano “A”
– Ler é muito bom, traz informações. Minha estorinha preferida é da MORANGUINHO.

 POVINHO FALA
Confira o que os estudantes da E. M. E. F. Dom Luiz Palha acham da literatura infantil e do ato de ler.


Amanda Vitória, 8 anos – 3º Ano “A”
– Ler traz aprendizagem e nos torna sábio. Gosto de ler a estória da CINDERELA.

POVINHO FALA
Confira o que os estudantes da E. M. E. F. Dom Luiz Palha acham da literatura infantil e do ato de ler.



 Maria Eduarda Pereira Soares, 10 anos – 5º Ano “B”
– A leitura ajuda a entender perguntas. É muito bom ler e interpretar o que lemos, pois ler é brincar! A leitura muda a vida das pessoas.

POVINHO FALA
Confira o que os estudantes da E. M. E. F. Dom Luiz Palha acham da literatura infantil e do ato de ler.


Kemile Vitória Oliveira, 10 anos – 5º Ano “B”
– A leitura é muito legal! Eu gosto de ler e a minha família também.

POVINHO FALA
Confira o que os estudantes da E. M. E. F. Dom Luiz Palha acham da literatura infantil e do ato de ler.

Claudilene, 10 anos – 4º Ano “A”
- Eu acho que a literatura é muito boa, porque podemos saber mais sobre as estórias. A leitura desenvolve a mente das pessoas, por isso, gosto de ler GIBIS e a TURMA DA MÔNICA.

POVINHO FALA
Confira o que os estudantes da E. M. E. F. Dom Luiz Palha acham da literatura infantil e do ato de ler.
Natalício, 10 anos – 4º Ano “A”
– Ler é muito bom, porque nos ensina a ler e a escrever, além disso, a gente ver várias coisas legais. Meu quadrinho preferido é CHAPOLIN.


POVINHO FALA
Confira o que os estudantes da E. M. E. F. Dom Luiz Palha acham da literatura infantil e do ato de ler.
Vanessa Soares, 10 anos – 5º Ano “B”
– Ler é muito bom, porque nos ajuda a viver um sonho. Eu gosto de ler estórias de aventura, são engraçadas, pois ler, faz as pessoas serem criativas e ter novas imaginações.

POVINHO FALA
Confira o que os estudantes da E. M. E. F. Dom Luiz Palha acham da literatura infantil e do ato de ler.


João Victor, 8 anos – 3º Ano “A”
– Ler é divertido! Gosto da estória do PETER PAN.

POVINHO FALA
Confira o que os estudantes da E. M. E. F. Dom Luiz Palha acham da literatura infantil e do ato de ler.
Pedro Lucas, 6 anos – 1º Ano
– Gosto de ver livros, porque os desenhos são coloridos.

 POVINHO FALA
Confira o que os estudantes da E. M. E. F. Dom Luiz Palha acham da literatura infantil e do ato de ler.

Vanessa Vitória, 10 anos – “B”
– Ler é muito legal! Para mim saber mais sobre as coisas de maneira melhor. Gosto, especialmente de gibis da TURMA DA MÔNICA.

POVINHO FALA
Confira o que os estudantes da E. M. E. F. Dom Luiz Palha acham da literatura infantil e do ato de ler.


Isabela Bovo, 8 anos – 3º Ano “A”
– E bom ler porque a gente aprende estudar, escrever para ter uma vida melhor. Gosto de ler Um dia Show.

Fonte: O texto aqui publicado e de autoria da Escola E.M.E.F D. Luiz Palha e de responsabilidade da direção do estabelecimento de ensino.









PAT – PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA - EMEI. CRIANÇA FELIZ

A PMX/SEMED beneficia através do programa de atualização tecnológica voltado a impressão nas secretárias e revitalização dos laboratórios de informática a EMEI.Criança Feliz que recebeu semana passada uma impressora HP para colaborar nas atividades pedagógicas e nos trabalhos administrativos.




quarta-feira, 15 de abril de 2015

XINGUARA PARTICIPA DO II SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DE LINGUAGEM E SABERES MATEMÁTICOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NA CAPITAL PARAENSE

A prefeitura Municipal de Xinguara através da Secretaria Municipal de Educação participa pela segunda vez do seminário de socialização das atividades do PACTO Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. O II seminário de culminância das atividades do PACTO desenvolvidas em 2014 em todas as cidades paraenses aconteceu em Belém nos dias 07/04 e 08/04 de 2015 onde o município se fez presente representado pelas orientadoras de estudos as professoras: Antonia Suerlete, Antonia Rodrigues, Regina Célia e Maria Lucimar acompanhadas pela coordenadora local Rosimar Alves que compõem a equipe do programa. Também se fez presente no seminário a professora Erenita Aparecida Santana, da Escola Jader Fontenelle Barbalho, que fez parte de uma mesa redonda, representando os professores alfabetizadores do polo de Redenção representado por 14 municípios com o tema: REFLEXOS DO PNAIC NAS SALAS DE ALFABETIZAÇÃO. A professora destacou a importância das formações continuadas para os avanços rumo à leitura e a escrita nas salas de alfabetização em todo o município.  “No início tinha-se uma grande resistência em relação às atividades do programa por parte dos professores. Mas a equipe a frente do mesmo foi perseverante, compromissada e competente e aos poucos foi ganhando credibilidade dos professores alfabetizadores do ciclo. Os professores foram-se permitindo e adaptando a nova proposta pedagógica de elaboração de atividades do programa”. Disse a professora Erenita Aparecida Santana

Equipe PACTO local






FOLHA DE PAGAMENTO - MARÇO 2015 - R$ 1.996.153,30

Em defesa de total transparência e esclarecimento da categoria expomos as informações financeiras referente a março.


Segue abaixo para downloads o resumo da FOLHA DE PAGAMENTO DO MÊS DE MARÇO 2015

MÊS MARÇO

Folha do 5%

Folha do 40%

Folha do 60%

domingo, 12 de abril de 2015

PAT – PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA - EMEF. CLEMENTINA NATAL

A PMX/SEMED beneficia através do programa de atualização tecnológica voltado a impressão nas secretárias e revitalização dos laboratórios de informática a EMEI. Clementina Natal que recebeu sexta-feira passada uma impressora HP para colaborar nas atividades pedagógicas e nos trabalhos administrativos.




quinta-feira, 9 de abril de 2015

PAT – PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA - EMEI. IRMÃ DOROTHY STANG

A PMX/SEMED beneficia através do programa de atualização tecnológica voltado a impressão nas secretárias e revitalização dos laboratórios de informática a EMEI. Dorothy Stang que recebeu essa semana uma impressora HP para colaborar nas atividades pedagógicas e nos trabalhos administrativos.






“PROJETO POESIA” (TRABALHANDO COMO TEMAS: “DIA MUNDIAL DA ÁGUA” E “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”)

Projeto realizado dia 17 de março de 2015

Pela necessidade de desenvolver a leitura e escrita dos alunos e também por acreditar que a poesia pode permitir que os alunos se apropriem da linguagem literária de uma forma lúdica pelo canto, pela mensagem e pelo o encanto que existem nas palavras. Nessa linha de pensamento é que foi elaborado esse projeto e também pelo fato de perceber a disposição dos alunos em participar da referida atividade, quando foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios sobre o tema. Também para oferecer aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais de aprendizagem, um ambiente colaborativo entre professor e alunos no qual a capacidade de cada educando seja respeitada e onde se pode afirmar que todos tenham oportunidade de aprender.
O contato com a poesia sempre esteve presente em nossas vidas. Para muitos de nós a poesia vai se perdendo com o passar dos anos. Nossa intenção, com esse projeto, é permitir que o aluno conheça autores e estilos, através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem poética e lhe dê condições para que ensaie seus próprios passos em poesia. O “Projeto Poesia” trabalhará a fala, a leitura e a escrita por meio de poemas e atividades de pesquisas, análises, interpretações, exposição de ideias, composições, reescrita e reestruturação, onde o aluno poderá expor suas emoções através dos recursos tão expressivos da linguagem poética.
             Tem como objetivo, familiarizar o educando com a linguagem poética para que ele sinta prazer em ler, ouvir e produzir poemas. Aproximação com a linguagem poética, no sentido de familiarizar o aluno com a poesia, para que tenham prazer em ler e ouvir poemas e, sobretudo, para que se sinta motivado a expor suas emoções, dar liberdade de criar, brincar com as palavras, fluir sua imaginação.

Palestra sobre: “Água”, com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Xinguara em parceria com a Odebrech. Realizada no dia 24 de março de 2015.
Culminância do “Projeto Páscoa”
Projeto realizado dia 1º de abril de 2015
Esse projeto teve como principal tema “Páscoa e seu significado”. Por se tratar de uma data religiosa muito importante para os cristãos, seus símbolos vêm carregados de significados e merecem um destaque especial no calendário escolar. E ainda por se tratar de uma data muito especial para a criança, pois eles esperam ansiosos pelo coelho e os ovos de chocolate.
Trabalhamos os valores cristãos representando a Ressurreição de Cristo, mostrando ao educando que, Páscoa vai além de trocas de chocolate. É necessário que a criança compreenda o sentido religioso da data comemorativa, que a solidariedade ao próximo, fraternidade, carinho é o que valem mais. Neste contexto é fundamental o conhecimento do aluno a respeito do assunto.
       Desejamos que a criança reconheça o sentido e os símbolos da Páscoa, contribuir para que os educados possam ampliar os conhecimentos a respeito do real significado da “Páscoa”.
Os alunos finalizaram o projeto com um lanche especial ofertado pela Secretaria de Educação. Fizeram também uma demonstração das principais atividades desenvolvidas durante o projeto, juntamente com uma festinha. No final do projeto, levaram para casa os materiais confeccionados em sala de aula, bem como máscaras, cesta de Páscoa com os doces e o tradicional Ovo da Páscoa que foi doado pelo Secretário de Educação.

Autor: EMEF. Raimundo Henrique de Miranda