Blogger news

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

PDDE INTERATIVO 2015 – INFORMAÇÃO URGENTE

Bem-vindos, todos e todas aos trabalhos de 2015!

Em que pese o PDE Escola 2014/15 estar no segundo ano de planejamento, iniciaremos o PDDE Interativo versão 2015. Esta ação é necessária, pois várias contribuições dos demais programas do sistema PDDE introduziram suas questões de interesse ao diagnóstico, que será obrigatório para todas as escolas que pretenderem ter recursos repassados por esses programas. O sistema contará com algumas mudanças, todas elas visando à otimização do planejamento da escola.

A partir deste ano, o diagnóstico subsidiará um plano de ações para os próximos três anos e, por isso, estará com um formato mais robusto, incorporando as questões correlatas aos programas integrantes do sistema PDDE. Parte dos programas de repasse direto à escola passará a integrar o plano geral, que passará a se chamar Plano Integrado, permitindo que a escola planeje ações de diversos programas em um único instrumento.

Nessa perspectiva, o exercício de 2015 será dedicado exclusivamente ao planejamento da escola: a construção do diagnóstico e do Plano Integrado. O diagnóstico deverá evidenciar a situação em que a escola se encontra, da forma mais realista possível, já que resultará numa lista de problemas a serem priorizados no momento da construção do Plano Integrado.

Na versão do PDDE Interativo de 2015, cada escola participante do sistema deverá ter seu Conselho Escolar pronto para exercer o papel de Grupo de Trabalho (GT), como o grupo representativo da escola na elaboração do seu Diagnóstico e construção do Plano Integral. 
Isto porque o Conselho Escolar é órgão colegiado da escola pública, e a participação da comunidade escolar por meio desse colegiado é um dos princípios da gestão democrática do ensino público na educação básica, conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96).

Dessa forma, a constituição desse colegiado é imprescindível para a construção do diagnóstico e do plano no PDDE Interativo, sem o que não haverá possibilidade de repasse de recursos dos programas nele inserido

No dia 31 de julho abriremos o sistema para as escolas iniciarem seu diagnóstico, na perspectiva de que o Plano Integrado seja disponibilizado para as escolas no último trimestre deste ano.

Como sempre, contamos com a colaboração e compromisso de todas as coordenações e comitês do PDDE Interativo, estaduais e municipais, assessorando e orientando as escolas de sua rede nesta empreitada, de maneira que nenhuma delas fique de fora.



Atenciosamente,

Equipe Gestora do PDDE Interativo no MEC

Coordenação-Geral de Gestão Escolar/DAGE/SEB
Ministério da Educação -MEC
(61) 2022 8393/ 8382
pddeinterativo@mec.gov.br

0 comentários :

Postar um comentário