Blogger news

NOVA CRECHE FOI ENTREGUE À POPULAÇÃO

A Creche Criança Feliz passa a ter uma estrutura moderna e adequada para atender as 240 crianças

ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PACTO

Mais um encontro de formação continuada do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

NOVA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL FOI ENTREGUE À POPULAÇÃO

Ampla e moderna a Escola de Ensino Fundamental de seis salas vai atender 360 alunos do 1º ao 5º ano

INAUGURAÇÃO DA CRECHE NO SETOR NOVO HORIZONTE

Creche Professor Pardal, localizada no Setor Novo Horizonte vai atender cerca de 240 crianças em tempo integral

CALENDÁRIO ESCOLAR 2016

Secretaria Municipal de Educação

sábado, 28 de junho de 2014

XINGUARA REALIZOU FÓRUM COMUNITÁRIO PARA GARANTIA DO SELO UNICEF

O selo Unicef é uma forma de garantir os direitos das crianças e adolescentes assim como avaliar as políticas públicas na garantia desses direitos.

A Prefeitura de Xinguara em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou nesta quinta-feira (26), o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado.

Na oportunidade, representantes de entidades, autoridades municipais e a população em geral, além de representantes da administração municipal discutiram os direitos das crianças e adolescentes, assim como as ações que estão sendo executadas no município para que esses direitos sejam garantidos por meio de políticas públicas.

As sugestões discutidas no Fórum serão utilizadas para a elaboração de um plano de ação a ser encaminhado ao Unicef, os principais temas discutidos foram educação, saúde, segurança, família e moradia. O plano de ação para 2014 a 2016 servirá para garantir a permanência de Xinguara como município com Selo Unicef para o período de 2017 a 2020.

De acordo com Gilson França, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente esse é um momento importante para o fortalecimento das ações e a garantia do selo para o município. “Esse é um momento em que a comunidade analisa a situação das crianças e dos adolescentes da nossa cidade, planeja e sugere ações pela garantia dos direitos da infância e adolescência, avalia programas e politicas sociais voltadas à melhoria das crianças e adolescentes, assim juntos traçamos as necessidades e desafios” afirmou.

No encontro foram ouvidas sugestões como a do Osvaldo Xavier, há mais de10 anos ele trabalha como agente de saúde trouxe para a discussão a experiência do dia a dia. “No nosso trabalho de visita às comunidades vivenciamos muitas situações, acredito que a população precisa se conscientizar sobre os direitos das crianças e adolescentes que por muitas vezes ainda são violados. Gostaria de ter em nossa cidade mais espaços para a prática de atividades esportivas e de lazer” declarou.

O Fórum foi realizado no auditório da Associação Comercial de Xinguara (Aciapa), na oportunidade o vice-prefeito, Raimundo Mototáxi, afirmou que a Prefeitura de Xinguara por meio de suas secretarias tem buscado fortalecer e garantir os direitos das crianças e adolescentes, porém a realização do Fórum contribui para fortalecer as ações. “O importante é que aqui ouvimos a comunidade em geral, sabemos que temos grandes desafios, porém estamos buscando junto com a sociedade melhorar cada vez mais as ações de garantia aos direitos de todos” disse.

O Selo Unicef é um reconhecimento que o Fundo das Nações Unidas para a Infância dá aos municípios que conseguem alcançar um percentual mínimo estabelecido por eles. O título garante aos ganhadores um reconhecimento internacional às cidades que cumprem e conseguem manter as políticas públicas que beneficiem diretamente crianças e adolescentes.

















































































































































































































SEMED ENTREGA 3 NOTEBOOK PARA ALUNOS DO AEE

A Secretaria Municipal de Educação de Xinguara em parceria com o Ministério da Educação faz Atendimento Educacional Especializado a alunos portadores de necessidades especiais. Nesta oportunidade, os alunos com Deficiência Visual receberam notebooks adaptados com o sistema DOSVOX com sintetizador de voz para que possam dar continuidade a seus estudos em casa. O maior objetivo ao trabalhar com esses alunos é torna-los independentes e viver no mundo planificado. Esta ferramenta abre um mundo de oportunidades para se inteirarem na era digital. Esses alunos receberão capacitação para aprender a lidar com os recursos do notebook e segundo nosso grande colaborador Paulinho da Câmara, é um grande passo que o município está dando na formação desses alunos.