Blogger news

sexta-feira, 11 de abril de 2014

SEMANA DA SAÚDE NAS ESCOLAS

        Este ano a Semana de Saúde na Escola acontece de 07 a 11/04 e abordará as “práticas corporais, atividades físicas e lazer na perspectiva da cultura de paz e direitos humanos”. A atividade física acontece quando o corpo consome energia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. Além de queimar as calorias, manter ou perder peso, ela traz benefícios à saúde. Ter uma alimentação equilibrada junto à prática de exercícios traz bons resultados para melhorar o desempenho do atleta ou entrar em forma, além de equilibrar as necessidades energéticas do indivíduo, oferecer os nutrientes básicos e importantes a cada modalidade esportiva, permitir uma recuperação mais rápida e adequada, evitar situações desagradáveis como perda de massa magra, hipoglicemia e câimbras.

        A Semana Saúde na Escola tem por objetivo principal iniciar mobilização sobre temas prioritários de saúde a serem trabalhados ao longo do ano letivo nas escolas. Seus objetivos específicos visam:
a. Fortalecer ações de política de governo prioritárias, no âmbito da saúde e da educação;
b. Socializar as ações e compromissos do PSE nos territórios;
c. Fortalecer o Sistema de Monitoramento e Avaliação do PSE enquanto sistema de informação, gestão monitoramento e avaliação do Programa e da saúde dos educandos;
d. Incentivar a integração e a articulação das redes de educação e atenção básica;
e. Fortalecer a comunicação entre escolas e equipes de Atenção Básica;
f. Socializar as ações desenvolvidas pelas escolas;
g. Fomentar o envolvimento da comunidade escolar e de parcerias locais;
h. Mobilizar as redes de atenção à saúde para as ações do PSE.
        A abertura do programa foi realizado na Escola Tancredo de Almeida Neves na manhã da segunda-feira feira dia 07 de abril. Estiveram presentes na ocasião a Secretaria de Meio Ambiente Tatiana Leite Batista, o Secretário da Saúde Alessandro Arrais, o Secretário de Educação Vilmones Silva e o Prefeito Municipal Oswaldo de oliveira Assunção Junior que declarou aberta a Semana da Saúde na Escola.





No mesmo dia foi realizado na Praça Vitória Régia a comemoração doa dia Mundial da Atividade Física. São parceiros nessas ações as Secretarias de Educação, Saúde e Meio Ambiente.







Fonte das fotografias: Flávio Marques

0 comentários :

Postar um comentário