Blogger news

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS - PACTO


O QUE SÃO AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS?
Toda atividade desenvolvida na escola pode ser considerada um instrumento de avaliação, desde que expressem o estado de aprendizagem do aluno, considerando as metas e as capacidades que se pretende avaliar.
PARA QUE SERVEM OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA?
Os instrumentos de avaliação servem para fazer o professor repensar sua prática e se constitui num processo contínuo de observação dos avanços, das hipóteses em construção e das dificuldades demonstradas pelos educandos na escola.
CLASSIFICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS:
Procedimentos fundamentais que serve para registrar  desde os conhecimentos prévios dos alunos diagnosticando-os em relação ao sistema de escrita.O professor vai recolhendo informações,julgando o grau de aprendizagem das capacidades desenvolvidas no ciclo.
Provas operatórias:
Instrumentos projetados devido sua ênfase em operações mentais. È também utilizada para caracterizar eventuais problemas de aprendizagem e identificar suas possíveis causas, na tentativa de saná-las.
Autoavaliação:
Instrumento que propicia o levantamento de informações importantes para orientar o processo de construção de significados pelo próprio educando.
Portfólio:
Arquivo selecionado e organizado de registros das aprendizagens é, portanto, um facilitador de reconstrução e reelaboração, por parte de cada estudante ao longo de um período de ensino.
UM ÚNICO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO COMPLEMENTA TODOS OS EIXOS NORTEADORES?
Não, não há um instrumento de avaliação que complementa todos os eixos norteadores.
 “Que nenhum instrumento permite uma avaliação abrangente por isso, se faz necessária a utilização de instrumentos diferenciados, com objetivos variados e que considerem as especificidades dos sujeitos envolvidos”. (avaliações no ciclo de alfabetização: Reflexões e sugestões p.08)
A PROVINHA BRASIL
“A provinha Brasil não são contemplados os demais eixos como a Oralidade e Produção textual.” (avaliações no ciclo de alfabetização: Reflexões e sugestões p.08).

 REFERÊNCIAS

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 30ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2002.
Livro pró-letramento. Alfabetização e linguagem. Brasília 2008.
PACTO NACIONAL PELA IDADE CERTA. Avaliação no ciclo de alfabetização: Reflexões e sugestões. ANO 01 UNIDADE 03.Brasília 2012.

Arquivos para Donwloads:
Avaliação Diagnóstica do 1 Ano
Avaliação Diagnóstica do 2 Ano - Multissérie
Avaliação Diagnóstica do 3 Ano - Regina
Avaliação Diagnóstica do 3 Ano
Avaliação Diagnóstica do 3 Ano - Antônia

Equipe do PACTO.

0 comentários :

Postar um comentário